
A tradução dessa palavra é retorno, ou seja, dizer ao outro o que você pensa a respeito de um assunto específico, por exemplo, sobre o desempenho de um funcionário. Para dar um feedback, é necessário antes ter realizado uma avaliação. É muito fácil “falar sobre” nossos colaboradores. Seja de forma positiva seja para fazer uma reclamação, é mais fácil e mais utilizada a prática do “falar sobre” do que a de “falar para”. Os motivos são os mais diversos. Vergonha, insegurança e falta de jeito são os mais comuns. Mesmo quando a notícia é boa, tem muita gente que não sabe falar. E não sabe porque nunca fez ou porque teve alguma experiência difícil quando tentou fazer. Depois que se descobre o efeito de um feedback positivo, uma valorização, um reconhecimento, nunca mais se deixa de fazê-lo. Ou, ainda, quando um feedback é bem-feito, traz resultados de desenvolvimento brilhantes. Para realizar essa tarefa, é preciso dois ingredientes: observação e maturidade. O primeiro porque a avaliação de um colaborador deve sempre ser feita com base em fatos observados e não em “achismos”. Por exemplo, quando você diz a um funcionário: “Você anda muito relaxado”. É uma frase abrangente e você está apenas acusando. Uma frase assim não leva a nada; só cria distanciamento e dificuldade de relacionamento. Por outro lado, você precisa da maturidade, que está no equilíbrio entre a coragem e a consideração. Coragem porque você precisa estar seguro de si para dar o feedback e consideração porque precisa prestar atenção no outro, cuidando para que ele receba bem o que você tem a dizer. Portanto, em vez de falar “Você anda muito relaxado”, você poderia dizer: “Eu tenho percebido que você tem demorado mais tempo para realizar sua tarefa. Ontem mesmo, você gastou pelo menos 15 minutos a mais do que está habituado. Está acontecendo alguma coisa?” Difícil? Não, mas é trabalhoso e requer muito treino. Não será da primeira vez que você fará com precisão, mas se tiver consideração, se mostrar o seu ponto de vista através dos fatos observados, consciente do que está falando, tenha certeza de que está no caminho certo.
* Teresa Campos Salles, diretora da TECS Consultoria e Desenvolvimento é formada em Administração de Empresas, com especialização em Desenvolvimento Humano e em Gestão por Competências. teresa.salles@terra.com.br
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